Alfredo Bessow

Alfredo Bessow é um jornalista, radialista, influenciador e analista político brasileiro com mais de 40 anos de experiência.

Os especialistas e o controle da opinião pública

por | 29/09/2025 | 14 Comentários

Destituídos de capacidades, os especialistas estão sempre ao dispor. Mas não é mágica: é dinheiro! Eles contratam empresas de assessoria de imprensa munidas de bons relacionamentos nas redações. E acabam por transformar qualquer imbecil em autoridade.

Toda vez que a mídia precisa legitimar uma narrativa ela se socorre de especialistas. Exemplo gritante desta opção foi o período da fraudemia, quando estas figuras sempre estavam dispostas a opinar e a sentenciar de acordo com as conveniências. E agora não irei personalizar os idiotas e imbecis que se prestaram a tais papéis, mas apenas lembrar que este recurso sempre envolve assessorias contratadas com facilidade de acesso aos meios tradicionais.

Nos e-mails dos meus sites leituradebordo e debrasilia, ambos em fase de retomada de conteúdo, o que mais aparece é sugestão e indicação de especialistas. Estes especialistas de coisa nenhuma são utilizados como muleta para esquentarem reportagens. Um ex-amigo meu se vangloriava de que a assessoria por ele contratada tinha a capacidade de negociar participação em programas, reportagens e publicação de textos nos principais veículos do eixo tambor do Rio – São Paulo e Brasília. Quem viveu ou ainda vive a realidade de Brasília sabe do que estas assessorias são capazes de fazer para satisfazer os desejos, as vontades e as necessidades de clientes.

A nova onda está na opinião dos especialistas em leitura de cenário político, com opção clara por privilegiar aqueles que cantarolam que Lula será imbatível em 2026, antecipando a vitória como definitiva. Trata-se de um estratagema que visa acuar os Conservadores, uma vez que estes possuem a imensa capacidade de se sentirem manipulados pelo povo da sinistra.

É obvio que os especialistas de prontidão e sempre dispostos a venderem suas opiniões em troca de dinheiro e prestígio tentam justificar que a estratégia de campanha eleitoral adotada pelo ministro guebeliano da publicidade de Lula é um sucesso. Com o silenciamento de Bolsonaro, só há uma voz em campanha – sem qualquer freio ou admoestação ou mesmo contraditório. Ao contrário de tempos idos onde Bolsonaro estava proibidio de fazer qualquer movimentação pública, Lula deita e rola sobre uma Justiça Eleitoral sob medida e uma mídia muito bem paga.

É dentro desta realidade manipulada e deformada que os especialistas tentam legitimar não a realidade, mas sim a narrativa. Cai nesta esparrela quem bem quiser. Ou estiver sendo pago para tanto…

14 Comentários

  1. EDUARDO HENRIQUE DE SOUZA MARTINS ALVES

    Se o senhor for somente a voz de alerta, certamente a missão será muito difícil. Entretanto, se outras vozes surgirem e, de pronto , se juntarem a sua creio que o caminho, mesmo que árduo, nos levará ao objetivo final: derrotar a esquerda e desmascarar os ” especialistas” SI VIS PACEM PARABELLUM!

    Responder
    • Alfredo Bessow

      Eu penso que o papel do texto é o de instigar pessoas e tirá-las de suas zonas de conforto…

      Responder
  2. đồng hồ đếm ngược

    É claro que estes especialistas da opinião pronta e do Lula imbatível estão lá para o que há de melhor na manipulação da narrativa. Seja pago ou não, a tática de acalmar os Conservadores com promessas de vitória fácil é clássica. E a verdade é que, com um silêncio bolsonarista, a esquerda tem tido campo livre para suas estratégias bem pagas. Mas lembrem-se, caros especialistas: o povo da sinistra não é tão fácil de enganar quanto parece. Afinal, quem não gosta de uma boa esparrela, mesmo que a narrativa esteja um pouco… contorcida?đếm ngược online

    Responder
    • JOAQUIM CARLOS FREIRE DA SILVA

      Excelente matéria. E o vídeo ficou muito bom, um bom fundo com excelente qualidade. Com o selo de qualidade Don Alfredo.

      Responder
  3. jose mourao

    Na fraudemia a primeira coisa que fiz foi kagaaar para a opinião dos “ISPICIALISTAS”… Médicos experientes foram calados, censurados e ameaçados .. Pois foi esses que passei a escutar… Jornalistas e politicos imorais passarm a entender mais que os médicos que há decadas usavam certos remédios. Ao mesmo tempo ouvia falar de Itajaí, Rancho Queimado, Porto Feliz, etc. Não eram convidados para debater. Um amigo deve ter escutado o plim-plim e se deu bem mal… Nunca o Cântico Negro “Vem por aqui”… do ateuZão José Régio fez tanto sentido. Eu segui o meu caminho e ainda estou aqui para encher o saquinho dessa petralhadaaa…

    Responder
    • Alfredo Bessow

      E como é desafiador bancar-se e pautar-se APENAS pelo que somos…

      Responder
  4. Roberto Michele Maglione

    Caro amigo, Alfredo Besdow, boa tarde /noite !
    Cheguei a uns 30 minutos do “PTQUISTÃO”.
    Após tomar um café e comer um pedaço de pão-doce, li seu artigo sobre os “especialistis” e gostaria de parabenizá-lo pelo texto e pelo perfil tem e dizer que após lê-lo faço uma peqyena repimenda à sua postura de não querer dar nome aos “cicários da covid-19” e de seus patrocinadores, mas eu vou fazêlo: Dr. Dáuzio Varela e sua financiadora , “Globo Lixo” são o retrato acabado de todo caos vivido pelo povo brasileiro e do uso malígno desse tais “especialistas”.
    Parabéns pelo maravilhoso texto e aguardo por mais.

    Eles não podem jamais ser esquecidos nem perdoados

    Responder
  5. act 2 runway

    Haha, que texto! O especialista que canta Lula imbatível parece ser o rei da sinistra, pagado ou não pra acalmar os conservadores com promessas de vitória fácil. Mas e se a gente, o povo brasileiro, decidir que a narrativa tá contorcida e não for enganar? Acho que estes especialistas precisam aprender que o povo não é de brincadeiras, mesmo com uma esparrela bem dada! Que a verdade prevaleça, que a esquerda não tente manipular mais!act 2 runway

    Responder
  6. compress images without losing quality

    Hah, um artigo que caiu na esparrela! É o negócio da opinião pronta, pagada ou não, pra acalmar os conservadores com promessas de Lula imbatível. Mas e se a gente disser que o melhor manipulação da narrativa é mesmo um bom plim-plim? Que tal um especialista que usa remédios que médicos experientes já usavam, sem ser convidado pra debater? Aí a história da esquerda pagando pra legitimar a narrativa parece até… divertida! Ou quem sabe, é só a nova onda de especialistas cantarolando que Lula será imbatível? Quem sabe, até a gente que não cala, mesmo com seu saquinho cheio, possa até dar uma esparrela nesse jogo de cartas?compress images without losing quality

    Responder
  7. Roberval Anteveli

    Parabéns Alfredo pela reflexão. Que Deus te abençoe e te guarde. Paz e Bem

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *