Alfredo Bessow

Alfredo Bessow é um jornalista, radialista, influenciador e analista político brasileiro com mais de 40 anos de experiência.

Lula turbina “bondades” e antecipa campanha eleitoral

por | 22/10/2025 | 0 Comentários

O que causa espanto é a impunidade abusiva com que a comunicação governamental foi cooptada pelo marketing meramente eleitoral. Não há nenhum projeto de governo voltado para o povo, apenas projeto de poder e de destruição do país

Sejamos claros: o governo Lula é uma piada, mas que apenas consegue gerar aplausos numa plateia devidamente treinada. O que estamos observando é um descalabro completo, na verdade temos apenas e tão somente a continuidade das propagandas desinformativas que antecederam o período eleitoral em 2022. Tudo virou produto de marketing, numa variante muito mais perversa do que aquela que o criativo Duda Mendonça utilizou em 2002 com o “Lulinha paz e amor”. Duda tirou Lula do espectro de mentiroso contumaz, perdedor sistemático, político com acentuadas tendências pró-comunismo e o transformou em produto para ser consumido por um eleitorado sedento por bondades e facilidades.

Enquanto Duda buscou, e conseguiu, glamourizar Lula como símbolo da resiliência e dos compromissos com os mais humildes, o que temos agora com Sidônio Palmeira é algo escancarado – não mais em período de campanha eleitoral, mas durante o mandato que acabou antecipando 2026. Sidônio não tem perfil para ministro da comunicação, mas sim para transformar tudo em instrumento de propaganda. A máquina funciona também pela falta de contraponto ou mesmo qualquer tipo de limite ou de freio. A Justiça Eleitoral a tudo assiste e nada faz, diferente do que aconteceu durante o mandato de Bolsonaro. A velha mídia, com os cofres cada vez mais cheios com o dinheiro público, apenas passa pano e cumpre o seu papel de blindar e proteger o governo, abandonando o jornalismo e privilegiando narrativas. O Centrão, cooptado e dominado pelo fisiologismo das Emendas Pix, faz cara de paisagem e articula não para derrubar, mas para fazer parte deste festim diabólico.

Dentro deste quadro, o que resta a oposição – e aqui não incluo o grupo do Centrão? Na verdade, o chamado campo da Direita continua pecando por privilegiar a comunicação com a própria bolha do que buscar caminhos para estancar a promiscuidade alimentada pela máquina de propaganda do governo. Claro que existem louváveis exceções, mas existe mais ativismo nas redes sociais do que trabalho político cotidiano.

Mesmo assim, a despeito de todos estes fatores, Lula não consegue deslanchar nas pesquisas e cresce na sociedade a sensação de que não temos governo, mas apenas uma equipe de marketeiros e ilusionistas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *