Brasileiros e argentinos se enfrentam em jogos que prometem mexer com a paixão das torcidas e dos secadores nos dois países
Estão definidos os confrontos das semifinais da Libertadores 2018: River e Grêmio e Boca x Palmeiras, com os dois clubes brasileiros decidindo a vaga em casa. A Conmebol ainda não decidiu quando serão os jogos, mas a verdade é que serão partidas de tirar o fôlego das torcidas envolvidas e aguçar a secação dos adversários regionais de Grêmio e Palmeiras.
Os embates podem, inclusive, determinar uma final exclusivamente brasileira ou argentina.
Não existe adversário fraco ou bobo.
O River Plate que enfrentará o Grêmio, por exemplo, ostenta uma invencibilidade de 31 jogos – tem um plantel recheado de jogadores de várias seleções nacionais e seu estádio, Monumental de Nuñez, tem capacidade para 61 mil torcedores – o maior da Argentina. O Monumental, que fica em Belgrano o elegante bairro portenho, bem perto do Rio da Plata, é um estádio antigo – construído em 1938.
O Palmeiras, por sua vez, jogará contra o Boca Juniors, fazendo a partida de ida em Buenos Aires, a exemplo do Grêmio. Jogará em La Bombonera, um estádio antigo, velho e intimidador – a torcida fica a poucos metros da linha de fundo do lado do Museu. Inaugurado em 1940, serve como palco para muitas conquistas.
Pesquisando um pouco, descobre uma origem comum entre o Boca e o River…
Os imigrantes italianos eram em grande parte genoveses. Eles criaram em La Boca os dois futuros clubes mais populares do país: não só o Boca Juniors, mas também o River Plate foi criado no bairro, posteriormente mudando-se para a área mais nobre de Belgrano. A rivalidade originou-se justamente da proximidade entre os dois clubes, só depois se acentuando em razão de o River passar a representar a elite portenha, enquanto o Boca popularizou-se como o clube dos operários.
A herança genovesa encontra-se nas duas equipes: os torcedores do Boca são conhecidos como “xeneizes”, expressão derivada de “zeneize”, que quer dizer “genovês” no dialeto da Ligúria; e o branco e vermelho do River são as cores da bandeira de Gênova.
Superadas as curiosidades, tanto Boca quanto o River possuem muita força nos bastidores nem sempre limpos e transparentes da Conmebol.
Calendário de jogos:
A Conmebol definiu nesta sexta-feira as datas dos jogos das semifinais da Libertadores da América.
O confronto entre River Plate e Grêmio, no Monumental de Núñez, será no dia 23 de outubro (terça-feira), às 19h30min. A volta está marcada para a semana seguinte. O jogo na Arena será no dia 30 de outubro, também uma terça-feira, às 19h30min na moderna Arena Grêmio.
As partidas entre Palmeiras e Boca Juniors serão nos dias 24 e 31 de outubro (duas quartas-feiras), às 21h45min. A ida será na Bombonera com a volta acontecendo no Allianz Parque.
0 comentários