O que nós precisamos ter em mente é que o método Paulo Freire não passa da glamorosa bestialização da estupidez, ignorância e burrice. E hoje já estamos no patamar onde professores burros e semi-analfabetos estão transferindo todo seu cabedal de estultice para alunos preguiçosos e que têm na soberba de que é conveniente nada saber para nada precisar responder, o seu ideal de vida. E todos felizes marcham no sonho de passar a vida às custas de algum auxílio governamental e lutando pela liberação das drogas.
Ninguém escreve bem se não tiver uma boa bagagem de leituras – mas de livros, daqueles obsoletos e em papel. Sei que são necessários os sacrifícios de muitas árvores para obtermos papel para a impressão de um livro. Mas me desculpe… livro, precisa ser um objeto físico onde podemos fazer anotações, pesquisas e tudo mais. Neste momento mesmo estou lendo “Marxismo desmascarado”, conjunto de conferências que Ludwig von Mises proferiu na Biblioteca Pública de San Francisco (USA) – entre 23 de junho e 3 de julho de 1952.
Nós precisamos deixar de pensar que ser burro e ignorante é bonito, ajuda na socialização da pessoa. Ao tentar dar um ar de justiça social ao ignorante nós estamos condenando todos a se sentirem em zona de conforto, porque apenas o conhecimento é capaz de libertar as pessoas, fazer com que elas tenham as ferramentas básicas para desbravar novas fronteiras.
Eu mesmo durante muitos anos me orgulhei do preconceito de não querer aprender inglês por imaginar que falar português, dominar sin acento o espanhol e arranhar o idioma de Goethe me bastava para viver. Hoje, sei que a minha soberba cobra um preço e tento descobrir algum método indolor não para engolir o orgulho, mas para resgatar o tempo perdido.
No cotidiano de leituras em busca de notícias, eis que me deparo com um texto na Gazeta do Povo com o título “Os ‘não leitores’ de hoje serão os professores de amanhã, escrito por Michel Desmurget – Diretor de pesquisa do Instituto Nacional de Saúde da França. O texto remete para um livro, de sua autoria, com o sugestivo título “Faça-os Ler! — Para Não Criar Cretinos Digitais“, O excerto apresentado me convenceu a pedir sua aquisição, ainda que poderei lê-lo somente quando estiver de volta ao Brasil.
O que eu quero enfatizar é que cresce a percepção em nível mundial que a idiotização das pessoas proposta por Paulo Freire está fazendo com que as gerações atuais já enfrentem elevado déficit cognitivo, diminuição acelerada de QI e a destruição da emolução como busca de superar alguém em brilho, cabendo verdadeira premiação para a falta de empenho, conhecimento e saber.
É chegada a hora de voltarmos a reconquistar nossa família, instigar nossos filhos à leitura deste o processo de mimesis – se os filhos verem os pais lendo, os filhos terão exemplo positivo. Pais que apenas se deliciam e se deleitam vendo TV, gerarão filhos video-idiotas, incapazes de formarem ou formularem um pensamento crítico.
E aqui, outra obviedade: não se forma pensamento crítico nem conhecimento. E este foi o pulo do gato dos estúpidos que idolatram Paulo Freire: você não precisa ser inteligente. Basta que você viva com sua estupidez e ignorância entre estúpidos e ignorantes.
Soa, para mim, cada vez mais como a melhor assertiva para entendermos o momento que vivemos: hoje, apenas o conservadorismo traz uma efetiva proposta de mudança. Nós, os conservadores, somos verdadeiramente os revolucionários.
Destruição de nossa cultura , começou quando a esquerda foi perdoada !
O texto é claro! Cultura tem base na leitura, um hábito que grande parte dos brasileiros não possuí. Hoje a ” Internetês” conduz o ser humano a um emburrecimento gradual e sistemático. O ideal seria condicionar os jovens, principalmente, a ler pelo menos dez livros/ano. Paulo Freire foi o mago da construção da ignorância coletiva no Brasil. Não sei se teremos tempo para modificar todo esse processo de analfabetismo cultural. Podemos, cada um, fazer a sua parte. Tenho feito a minha, a bem da verdade, com dificuldade e com pouco tempo. Perseguir esse objetivo deve ser o farol para todos aqueles que lêem, estudam e sabem do que está acontecendo no mundo.
Pois é, professor.
O meu medo é sermos tragados e sermos expelidos…
DE ACORDO COM SANTA BRASILEIRA AO MORRER MUNDO TUDO E TUDO MENTIRA IMPERA A VERDADE COM AS ROUPAS DA MENTIRA DESDE FUNDACAO BIBLIA CITA A MENTIRA CONVECENDO ADAO COMER FALSA MENTIRA ATRAS DA SABEDORIA E O LUGAR DEUS COMO OS ANJOS CAIDO 33 POR CENTO 171 REVOLUCAO REBOLTA DO CEU O MUNDO DE CORDEIROS FALSOS PADRES PASTORES BISPOS MISSINARIO PROFESSORES PSCOLOGIA 171 LAVAGEM CEREBRAL POVAO $$$ ESTELIONATOS 171 10 POR CENTO OFERTA OFERENDA DOS FARICEU HIPOCRITAS ETC IGNORANCIA PREGANDO ŊOVAS DISTINCIA DE DEUS ANTICRISTO ENFIM SOMOS REFEM DESSES VAGABUNDOS VIVEM CUSTA DESTA IGNORANCIA FALTA DE CULTURA PAULINHO PAZ AMOR ENFIM SOMOS REFEM ANTICRISTO X CRISTAO INQUICAO MODERNA MATANDO PESSOAS FAMILIAS INTEIRAS MISERIA MAL EXEMPLO LEGADO PROGRAMA SEQUIDORES NEONAZISTA MAXISTA Destruicao TOTAL FINALIDADE FICAREM NO PODER AC X DC MATARAM BILHOES SERES HUMANOS SEM DESTINO SEM SAIDA LOUCORA MASOQUITA SINDRONISTA NO PODER POR EQUIPE DEMONIOS OK NELSON GALVAO TAUBATE SP JORNAL MELHOR IDADE BRASIL ISRAEL ESTADO UNIDOS PROTECAO UNIAO LUTA FORCA VITORIA PAZ ORDEM PROGRESSO REALIDADE DE VIVER LIBERDADE 2/12/2014
E neste governo é coroada a burrice, a soberba e todos os adjetivos de excrescência.
Que futuro teremos meus amigos??
Só Jesus na causa
Maravilhoso artigo! Parabéns Alfredo!
Um ponto que vejo é sobre quando PF diz: questionar tudo, não a hierarquia, da poder lúdico aos jovens de acreditar o que imaginam ser sem percepção nenhuma de realidade e informação real sobre os fatos. Fora o desrespeito que a geração alimentou dando poder de suposta inteligência aos analfabetos.
Início , Sr Alfredo, ele teve um índice razoável de alfabetização no campo rural. É real?
Sim…
eu nasci no campo.
Infelizmente somos a geração que está está indo embora. E o legado que deixamos, com raríssimas exceções, não é nada bom. Incapazes de ouvir o contraditório, acham-se os donos da verdade, aquela que se recusam a enxergar… desesperador!
Excelente texto, Alfredo. Sempre digo que “saber não ocupa espaço”, ao contrário abre oportunidades para novas experiências e saberes. Tentei passar isto para os filhos e hoje faço o mesmo com os netos. Sigo aprendendo todos os dias.
O culto da desinformação da esquerda possui tentáculos em todas as áreas do conhecimento, devemos nos fortalecer com a direita como uma unidade só, ótimo artigo, Alfredo
Fujamos da ignorância… Ela é muito mais perniciosa do que a maioria das pessoas imagina…
Perdão EDUARDO, mas vou ter que te copiar: Paulo Freire foi o mago da construção da ignorância coletiva no Brasil. Nao menos saltando à mente a obra QUO VADIS? Sim, AONDE VAIS? Para ONDE ESTAMOS INDO? Não se trata de saudosismo, do ¨no meu tempo era melhor”, mas a triste constatação do degradante nível do nosso ensino acadêmico atual; e digo mais: DO BÁSICO AO MESTRADO. (Doutorado não conheço). Tenho cinco netos. Minhas orações atuais contêm pedidos diversos, porém, naquelas com maior força, estão meus netos; e prometo que ampliarei a todos os netos dos NONOS, DAS NONAS, DAS HOMA E DOS OPAS desse grupo de seguidores. Amém?
Amém, com certeza…
Essa praga chamado Paulo Freire foi a pior coisa que aconteceu para a educação brasileira. Triste figura seguida por alienados.
Eu concordo, mas percebo um tom de extremo rancor no texto, em vez de um alerta equilibrado. Isso faz com que pareça mais uma proposta de ação ideológica do que um texto técnico e factual.
Esse é o fascínio do processo dialético. Não consigo ser condescendente com quem destruiu não apenas a educação no Brasil, mas também em outros países. Obrigado por comentar e venha mais vezes.
Alfredo,
Destaco esse trecho que você tão bem escreveu fazendo algumas alterações apenas na forma para chamar mais atenção ainda para quem está lendo o meu comentário:
” Nós precisamos deixar de pensar que SER BURRO E IGNORANTE É BONITO, ajuda na SOCIALIZAÇÃO DA PESSOA.
Ao tentar dar um AR DE JUSTIÇA SOCIAL AO IGNORANTE, nós estamos condenando todos a se sentirem em ZONA DE CONFORTO, porque APENAS O CONHECIMENTO É CAPAZ DE LIBERTAR AS PESSOAS… ”
Sensacional 👏👏👏