Buscar a governabilidade, na mais espúria troca de favores, dentro de um sistema político corrupto é humilhar o cidadão honesto
Já escrevi e deixei claro em vários artigos e manifestações que sou frontalmente contra o instituto do 2º turno. Não vejo como ele possa ajudar a fortalecer a democracia e os partidos quando ele é, sem meias palavras, o embrião, o balcão oficial da barganha, da negociação e da troca de favores por apoio eleitoral?
Não adianta tentarem em convencer de que o apoio agora é programático, porque isso não passa de balela, de conversa para boi dormir. Ninguém apoia sem ganhar nada em troca, sem querer um boca ou uma berada do quinhão da administração pública de um futuro governo.
Fico perplexo, porque as trocas fisiológicas são escancaras, com as bancadas impondo ao presidente quem elas desejam como Ministro para ter direito e tratamento privilegiado em termos de verbas, de indicações políticas e de benefícios.
O 2º turno dentro da realidade política nacional é uma excrecência – é como se a sociedade, de repente, aceitasse que os traficantes que estão guardados (mas não isolados) em presídios federais se reunisse para repartir geograficamente o país para suas respectivas facções. É exatamente o mesmo jogo espúrio, torpe e aviltante.
Imagina a sensação de alguém negociar e do outro lado da mesa estarem figuras como Eliseu Padrilha, Renan Calheiros, Romero Jucá, Jader Barbalho. Chega a ser um risco para a saúde mental alguém se expor a tal companhia, a ser extorquido por pessoas com esse tipo de perfil e de comportamento nunca republicano.
Buscar a governabilidade dentro de um sistema político corrupto, com dezenas de partidos que se alimentam dos recursos carreados pelos contribuintes através de impostos, taxas e produtos, é humilhar o cidadão honesto, é debochar do trabalhador e menosprezar a inteligência alheia.
Por ter convivido como jornalista em casas legislativas, sei bem a falta de escrúpulos da imensa maioria de nossos vereadores, deputados estaduais/distritais e federais, além dessa entidade de semi-deuses que são os senadores e seus suplentes. Poucos, muito poucos, são capazes de resistir a um ganho ilícito, a se negar de participar de alguma trambicagem.
Portanto, senhores – tenham ciência que todo e qualquer apoio a ser construído para o 2º turno – em nível estadual e federal – será feito com o NOSSO dinheiro. Sim, porque com o dinheiro deles é que não vão fazer…
0 comentários